22 maio 2014

Palestra Erbase - 2014

Posted By: Unknown - 18:47





Palestrante Professor Alvaro Degas ( UESC )

     A palestra sobre deep web, alium cepa, lineu e contra-espionagem iniciou-se assim o palestrante perguntou a plateia, o que aconteceria caso fosse digitado o código abaixo no navegador.
  http://3vn11h6c6vw2yh5.onion/hello.php
  Ora caso isso fosse feito o nosso navegador não reconheceria esse endereço, porque qualquer endereço nos navegadores comuns são encontrados através do DNS. No entanto na deep web paginas são encontradas com endereços codificados um padrão que não utilizamos em navegadores comuns. Para que encontrássemos uma pagina com esse endereço escrito aí acima precisaríamos configurar no S.O e o Browser.

  Sendo assim continuamos ouvindo a palestra e o palestrante nos perguntou o que realmente seria verdade a respeito da deep web, ou seja o lado escuro da internet.
  1.   Então muitos sites dizem que lá é um lugar para pedófilos, assassinos etc... e que tudo de ruim pode ser encontrado lá, pois de acordo com o palestrante sim isso é verdade porque tudo que feito na deep web é feito através de anonimato, então o conhecimento é seu use-o com sabedoria.
  2. Outra coisa a   deep web é 1000 vezes maior que que a web comum, não isso é mentira, sim tem muito conhecimento escondido lá no entanto não é tão extenso assim.
  3.   O risco de vírus é 10 *vezes maior que na web comum, talvez sim depende do tipo de conexão que você faz ao utiliza a deep web.
Quanto a espionagem aprendi o seguinte:

Um roteador desonesto pode enviar uma mensagem e fazer uma cópia dessa mensagem, e qualquer um de nós está sujeito a isso porque não conhecemos quais roteadores traçam a rota de nossas mensagens.
Logo, pois com um roteador desonesto e número de IP ficamos vulneráveis porque a porta de origem da mensagem pode ser interceptada, e a porta de destino também e assim será possível invadir redes.


Quanto a criptografia aprendi que sim uma criptografia pode ser quebrada se houver:
  
Capacidade computacional + Tempo + Dados
No entanto um criptografia que seja não polinomial as chances dela ser quebrada é quase nula. Como exemplo desse algoritmo temos o RSA onde temos um criptografia de 1024 bits, logo quase impossível de ser quebrada. Contudo algumas empresas desonestas que fornecem criptografia geram algoritmos com bugs que facilita a quebra da criptografia. e mesmo um criptografia de 1024 bits, sendo uma criptografia forte existe cogitações que a empresa NSA consiga quebrar essa criptografia de 1024 bits. Será mesmo ?
  Mas caso isso seja verdade é só aumentar a quantidade bits.


Quanto contra-espionagem aprendi o seguinte:

- Troce de mensagens entre empresas ou governos e empresas jamis deve ser feita diretamente
- Utilizar criptografia em camadas para trocar mensagens
-Enviar mensagens através de hostes confiáveis 

Ao fim da palestra posso afirma que foi bastante rica e que valeu muito a pena.




About Unknown

We published High quality Blogger Templates with Awesome Design for blogspot lovers.The very first Blogger Templates Company where you will find Responsive Design Templates.

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright ©

Designed by Templatezy